Exame MAPA

Exame MAPA 24h: o que é?

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que afere a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono. 

Seu principal objetivo é analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas, como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, pode ser utilizado para avaliar se um determinado tratamento medicamentoso para hipertensão está sendo eficaz, ou se há necessidade de ajuste da dose ou associação de algum outro medicamento hipotensor.

 O exame MAPA é solicitado pelo cardiologista nos casos de:

  • suspeita de hipertensão arterial do avental branco: quando a pressão arterial está elevada apenas no consultório;
  • suspeita de normotensão do avental branco: quando a pressão arterial está normal no consultório e elevada fora dele;
  • avaliação do tratamento anti-hipertensivo;
  • avaliação de sintomas de pressão arterial baixa (hipotensão).

Como é feito o exame MAPA

Para a realização do exame, o médico instalará um braçadeira no braço do paciente ligada a um aparelho eletrônico, que pode ser transportado no cinto ou no bolso. Durante o exame, o paciente deve seguir um dia normal, com o cuidado de não molhar o aparelho e, sempre que possível, ficar quieto quando o aparelho apitar, com o braço apoiado e esticado, uma vez que irá ser registrada a pressão daquele momento. 

Além disso, será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades” onde devem ser anotados os horários em que dormiu, acordou, almoçou, jantou, assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes.

Os dados são armazenados e analisados conforme um mapeamento gráfico das medidas registradas no período de um dia. Após 24 horas, o paciente deve voltar ao consultório para retirar a braçadeira e o médico fazer a avaliação dos dados, indicando o tratamento mais adequado para o paciente. 

Preparos necessários para realização do MAPA 24h

Por se tratar de um exame simples, não é necessária uma dieta especial ou a ingestão de medicamentos ou contrastes. Porém, alguns cuidados são importantes antes do início do monitoramento. Veja:

  • Exercícios físicos: a prática de atividades físicas deve ser suspensa nas 24 horas que antecedem o exame e durante todo o processo.
  • Banho: é recomendado que se tome banho antes do início do exame.
  • Roupas: o ideal é utilizar peças confortáveis, como camisas de mangas curtas e largas. Leve um cinto para facilitar a fixação do aparelho na cintura.
  • Medicamentos: se fizer uso de alguma medicação para pressão, é necessário fazer uma relação com doses e horários para ser entregue ao médico que fará o laudo.

O exame MAPA é de grande relevância no diagnóstico e no tratamento da hipertensão arterial. Com o laudo médico em mãos, o cardiologista poderá indicar o tipo de tratamento mais apropriado para o caso, além de fazer ajustes na dosagem ou troca da medicação. Sempre que necessário, ele poderá pedir uma nova análise para verificar o avanço do tratamento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cardiologista em Niterói!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe